sábado, 19 de setembro de 2015

Brasil está agindo para conter crise na Venezuela, diz assessor da Presidência

O assessor informou que o País está atuando para contribuir para a paz no país governado por Maduro / Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, justificou o silêncio do Brasil diante da condenação por quase 14 anos ao opositor venezuelano Leopoldo López.

Em entrevista ao jornal argentino "La Nación", ele afirmou que o Brasil tem que respeitar a decisão da Justiça da Venezuela e disse que o Brasil está atuando para contribuir para a paz no país governado por Nicolás Maduro.

"Há pessoas que fazem política exterior em silêncio, outros a fazem com ruído. Não acredito que uma política exterior mais barulhenta seja mais eficiente", afirmou.

Marco Aurélio disse que o Brasil está tentando promover o diálogo entre a oposição e o governo por meio da Unasul e que o organismo também está atuando no conflito com a Colômbia.

"O Brasil tem todo o interesse no que acontece na Venezuela. Se isso não se resolve de forma diplomática e democrática, podemos ter uma situação de grande gravidade, à beira de uma guerra civil. Para nós, seria uma tragédia porque quem paga o maior custo de uma situação assim é o povo", afirmou.

"A Venezuela é membro do Mercosul e isso introduziria um problema gravíssimo, uma crise desse tipo destroçaria a Unasul. Todos esses elementos, que para nós são muito importantes, estariam ameaçados se não há uma solução política na Venezuela", acrescentou Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário