segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Ex-presidente do STF: “Onda de violência no país é séria demais. Responsabilidade ‘também’ é das Forças Armadas”


Com a recente onda de violência que estamos presenciando nos últimos meses (quem não se lembra do camelô espancado em SP, a chacina que matou uma família em Campinas, o embaixador grego morto no RJ, as rebeliões nos presídios do norte e tantos outros civis que morrem diariamente), o Brasil se consolidou como um dos países mais violentos do mundo.

A verdade nua e crua é que o Estado perdeu a autoridade sobre o território nacional […] se é que algum dia teve algum controle.

Em entrevista para o programa Painel, da Globo News, o jurista e ex-presidente do STF, Ayres Britto, disse que estamos vivendo um estado de barbárie. “Quando eu vejo 12 milhões de desempregados no Brasil, agonizando nossos dramas sociais, é uma dor que trinca o osso da alma. Não dá pra conviver com esse tipo de coisa.” disse o jurista.

Ayres: Já é tempo de entender que as Forças Armadas são responsáveis pelas fronteiras do Brasil (de acordo com a Constituição) e também versam sobre a Segurança Pública. Precisamos entender que, nessa força-tarefa que necessitamos republicamente, é extremamente necessário unir a atuação da polícia, das forças de segurança públicas e das forças armadas. Basta que olhemos a Constituição no título DEFESA DO ESTADO E INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, CAPÍTULO Forças Armadas.

O problema é sério demais para ficar a cargo apenas dos órgãos de segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário