domingo, 15 de janeiro de 2017

Palácio do Planalto não tem câmeras de segurança desde 2009, diz ministro


O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, afirmou que o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, não tem câmeras de segurança desde 2009. A declaração, dada à revista Veja, foi confirmada à TV Globo neste sábado (14). Ele ainda disse que a retirada dos equipamentos foi feita proposital mente durante uma reforma na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que a situação “era de descontrole”. Ele aponta que chegou a estranhar a ausência do circuito interno quando assumiu o cargo, em maio do ano passado. 

Segundo o general, impediram a reinstalação das câmeras, de forma que o palácio ficou sem registro de imagens por anos. Funcionam no imóvel os gabinetes do presidente e dos ministros da Casa Civil, da Secretaria de Governo e do GSI. De acordo com Etchegoyen, foi aberto um processo de licitação para a instalação de novas câmeras. O ministro ainda apontou que em investigações ou pedidos do Congresso por imagens internas do Planalto, tem sempre de responder que não dispõe das imagens. 

Procurado, o Instituto Lula não explicou porque as câmeras foram retiradas e não foram reinstaladas, mas afirmou que, durante a presidência de Lula, a agenda dele sempre foi pública e acompanhada pela imprensa. Já a assessoria da ex-presidente Dilma Rousseff informou somente que "a responsabilidade pela segurança dos palácios presidenciais e das residências do presidente e do vice-Presidente sempre foi atribuição do Gabinete de Segurança”. O general Jorge Armando, que à época estava à frente do GSI, não foi localizado para comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário