Milhares de cidadãos procuraram os cartórios eleitorais do país, no
último fim de semana, para retirar o título de eleitor ou regularizar a
situação com a Justiça Eleitoral. No sábado (3) e no domingo (4) foram
efetuadas 42.277 operações de inscrição eleitoral, 43.625 pedidos de
transferência de título, 39.199 solicitações de revisão de dados
cadastrais e 749 retiradas de segunda via do documento. O levantamento
foi divulgado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do
Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esse cenário de corrida contra o tempo não é novo, já que nas duas
últimas eleições (2010 e 2012) verificou-se um aumento expressivo dos
requerimentos formalizados nos dias que antecederam o prazo final para
solicitar algum dos serviços citados anteriormente.
Em 2010, foram computadas 400 mil operações na antevéspera do
fechamento do cadastro eleitoral, em torno de 560 mil na véspera e, no
último dia, mais de 780 mil atendimentos.
No período eleitoral de 2012, na antevéspera foram realizados quase
500 mil requerimentos, na véspera mais de 600 mil e, no último dia, em
torno de 900 mil atendimentos.
Segundo a Corregedoria-Geral Eleitoral do TSE, considerada essa
tendência dos períodos precedentes, a expectativa é de que haja intensa
procura aos cartórios eleitorais hoje (6) e amanhã (7), especialmente em
razão da campanha institucional desenvolvida pelo TSE nas últimas
semanas.
Nas peças publicitárias amplamente divulgadas em emissoras de rádio e
televisão, os jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto ainda não é
obrigatório, são chamados para retirar o título de eleitor e fazer parte
do processo político do país. Quem já é eleitor também é convocado para
comparecer às urnas, no dia 5 de outubro deste ano, e “fazer a melhor
eleição do Brasil”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário