Os
serviços públicos e privados de saúde no Brasil são considerados
regulares, ruins ou péssimos por 93% da população. É o que indica
pesquisa do Instituto Datafolha feita a pedido do Conselho Federal de
Medicina (CFM) e da Associação Paulista de Medicina (APM). O
levantamento mostra que os principais problemas enfrentados pelo setor
incluem filas de espera, falta de acesso aos serviços públicos e má
gestão de recursos. De acordo com o estudo, a saúde é apontada como a
área de maior importância para 87% dos brasileiros. Para 57%, o tema que
deve ser tratado como prioridade pelo governo federal.
A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 10 de junho de 2014 e ouviu
2.418 homens e mulheres com idade mínima de 16 anos em todos os estados
brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Os dados
revelam que, em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), os pontos mais
críticos são os relacionados ao acesso e ao tempo de espera. Mais da
metade dos entrevistados que buscaram atendimento na rede pública
relataram ser difícil ou muito difícil conseguir o serviço pretendido –
sobretudo cirurgias, atendimento domiciliar e procedimentos específicos
como hemodiálise e quimioterapia.
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