O
Brasil deve começar em 2015 a vacinação contra a meningite do tipo B,
de acordo com expectativa da presidenta da Comissão de Revisão de
Calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella
Ballalai. Ela explicou que a doença meningocócica é a causa mais comum
de meningite bacteriana no Brasil, que “tradicionalmente é um campeão
neste tipo de enfermidade na América Latina”, e os estados do Rio de
Janeiro e de São Paulo são os que registram as maiores incidências.
Dados do Ministério Saúde registram 1,54 episódio para cada grupo de 100
mil habitantes em 2013.
Segundo Isabella Ballalai, até 2010 o meningococo [bactéria causadora
da doença] do tipo C era responsável por 80% de meningites no país.
A
partir daí, com a vacinação em crianças com menos de 2 anos, determinada
pelo Ministério da Saúde, os casos diminuíram, embora o vírus ainda
circulasse em maiores de 4 ou 5 anos de idade, nos adolescentes e nos
adultos. A médica acrescentou que para a faixa com imunidade, o vilão
passou a ser o meningococo do tipo B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário