terça-feira, 16 de setembro de 2014

Professores da Universidade de Lisboa visitam Estação de Agropecuária da Paraíba

Professores de Lisboa visitam Agreste paraibanoProfessores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, Portugal, visitaram na última semana a Estação Experimental de Pendência, em Soledade (cidade localizada no Agreste paraibano, a 165 km da Capital). Eles conheceram os trabalhos que vêm sendo realizados pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), em especial as pesquisas que estão sendo realizadas com a raça ovina Dâmara.

O encontro teve como objetivo discutir uma possível parceria entre as duas instituições, para realizar experimentações com os rebanhos ovinos da Emepa. A raça Dâmara possui características muito peculiares no que diz respeito à composição em ácidos graxos da carne e depósitos adiposos e é de difícil acesso na Europa, sendo encontrada, principalmente, nas regiões da África do Sul.

De acordo com o professor Rui Bessa, da Universidade de Lisboa, é necessário escolher quais as tecnologias mais adequadas para cada região e identificar soluções de produção mais eficientes e adequadas à realidade local.

“Temos um interesse especial com os ovinos da raça Dâmara. Ela é pouco divulgada e estudada, além de possuir características biológicas únicas que nos deixa muito animados. A sua composição de perfil de ácido graxo é muito diferente. Muito provavelmente possui um mecanismo fisiológico e genético singular, muito importante quando se fala em biodiversidade, porque não sabemos quais as aplicações que poderemos desenvolver no futuro. Por isso, estamos muito entusiasmados com essa parceria. A Emepa tem um excelente plantel de Dâmara e uma boa infraestrutura para fazer experimentação”, relatou Rui Bessa.

Portal Correio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário