quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O que esperar do anuncio do Windows 10

Faz poucos meses que o novo Windows foi revelado oficialmente ao público, mas nesta quarta-feira (21) a gigante Microsoft irá apresentar um evento focado no novo sistema operacional, dando os detalhes de como será usar o novo ambiente de trabalho para computadores, smartphones, tablets e inclusive o Xbox One. Esse será o evento do Windows 10.

De toda forma, o que podemos esperar desse evento que já teve alguns vazamentos? Primeiramente, e como ponto principal, o desktop será o maior marco. A chegada de Cortana, a assistente virtual da empresa, nos dispositivos irá apresentar uma nova forma de uso dos computadores pessoais. Além disso, uma nova interface, temas mais modernos, e um possível suporte maior ao Xbox deverá chegar também.

Com a ideia de unificação do novo SO, será possível apresentar algo similar a todas as plataformas da empresa. No caso, aplicativos da loja do Windows ficarão entre todos os dispositivos Microsoft - Windows Phone, Xbox, Surface e o próprio desktop terá o mesmo aplicativo com as mesmas tarefas executadas.

O ponto por trás disso é o kernel, que ficará responsável pelas diversas plataformas. De acordo com a própria Microsoft, será fácil desenvolver para quaisquer sistema Windows, seja móvel, vídeo game ou desktop.

A interatividade será um ponto fundamental para o Windows 10, do qual chegará com o DirectX 12, uma plataforma de gráficos conhecida por ser usada no Windows e agora sendo portada para o Xbox

Talvez o maior pedido dos usuários de aparelhos Microsoft, a empresa irá deixar de ter apenas o Internet Explorer, apresentando oficialmente seu substituto no evento, o Spartan. De acordo com relatos e imagens já vazadas pela internet, o novo browser será mais leve, com interface renovada, e irá oferecer uma mecânica intuitiva, assim como o Chrome e o Safari já fazem. Apesar disso, o Internet Explorer ainda irá existir por conta de certas ferramentas terceiras ainda precisarem dele, mas a indicação é que isso acabe em um futuro próximo.

Mas não é apenas só software que a Microsoft deverá apresentar. Novos hardwares devem chegar, isso sobre os novos Windows Phone e os tablets Surface. Alguns registros também apontam a aparição de um óculos de realidade virtual, do qual a empresa está trabalhando há anos em fase de testes.

O evento do Windows 10 será apresentado nesta quarta-feira (21) às 15h, horário de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário