sábado, 16 de julho de 2016

ANA anuncia suspensão de captação por gravidade no Açude de Curemas


A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta sexta-feira (15) que o Complexo Mãe D’Água-Curemas não oferece mais condições de abastecimento pelo sistema de gravidade. O cenário hídrico, considerado de extrema criticidade foi apresentado durante reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, em Pombal (PB).

Wesley Gabrielli de Souza, coordenador de marcos regulatórios e alocação de águas da ANA, reconheceu a necessidade de paralisar urgentemente a captação de água de Curemas, em decorrência das características da estrutura de tomada d’água, aproximadamente dois meses antes do que se pensava.

“A gente pensava que poderia utilizar até meados de setembro ou outubro, mas pelas características dessa tomada, vamos precisar parar imediatamente. Pode ser que até domingo, segunda-feira agora já não tenha possibilidade de mandar água para os rios Piancó e Piranhas por gravidade”, explicou Wesley.

De acordo com Gabrielli, a água não oferece mais nenhuma condição de entrar na galeria de tomada por gravidade, e que só foi possível constatar essa realidade agora, porque o nível da água desceu, dando condições de ser melhor analisado. “Curemas continua com o volume de 6%, o que acontece é que a água que está lá não consegue ir para os rios por gravidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário