terça-feira, 19 de julho de 2016

Prefeito de cidade do RN emprega oito familiares em sua administração

O prefeito interino de Itajá, Francisco Siqueira de Brito (PSB), nomeou oito familiares para secretarias municipais ou cargos no primeiro escalão desde que assumiu a prefeitura, em 28 de junho. As nomeações constam no Diário Oficial do Município (DOM) dos dias 1º e 8 de julho.

Ao todo, foram seis filhos nomeados. Kayonara Medeiros de Brito Dantas ficou como secretária municipal da Comunicação, Marketing e Publicidade; Kleber Medeiros de Brito é o titular da Secretaria de Transportes; Cleyton Zanata Medeiros de Brito, filho, é o secretário municipal de Esportes; Sidcley Medeiros de Brito, filho, ficou como secretário da Administração. Além deles, também viraram secretários Francisco Siqueira de Brito Junior, nomeado secretário-adjunto de Obras e Serviços Urbanos; e Cleana Maria Medeiros de Brito, que assumiu a diretoria da escola municipal Libânia Lopes Pessoa.

A mulher de Francisco Siqueira de Brito também recebeu um cargo e agora é a secretária municipal de Turismo. O irmão, João Batista Siqueira de Brito, está como titular da Secretaria Municipal da Finanças.

Para o advogado Gustavo Pontinelli, em entrevista ao portal de notícias Uol, a conduta é imoral e ilegal. “Temos uma afronta direta à Constituição Federal, que traz no artigo 37 que a administração direta e indireta obedeça os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, declarou.

“No momento em que o gestor nomeia familiares, praticamente sua família toda para ocupar cargos públicos, ele fere frontalmente a vários desses princípios, sobretudo o da impessoalidade, da moralidade e, dependendo da situação, também da eficiência, porque não se sabe se as pessoas nomeadas detém a capacidade técnica para ocupar os cargos designados”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário