segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Jejum de 12 horas para exames de colesterol deixa de ser exigência

 
Ter que passar 12 horas em jejum antes de realizar a coleta de sangue para fazer exames que medem os níveis de gordura, como colesterol e triglicérides, é um verdadeiro sacrifício para algumas pessoas, principalmente para os idosos, as crianças e os diabéticos. Mas com os avanços das técnicas de análise laboratoriais, cinco entidades brasileiras se uniram e publicaram no final do ano passado um documento recomendando o fim dessa necessidade. A medida, porém, ainda está sendo adotada pelos laboratórios e deve ser observada pelos pacientes antes da coleta.

A porta-voz da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e uma das coordenadoras da iniciativa no país, Tânia Martinez, lembra que os médicos já não consideravam necessário o jejum para os exames de colesterol (total, HDL e LDL), pois os valores de referência não variam com a alimentação.

No entanto, a recomendação era estendida porque a solicitação médica costuma pedir também a análise do nível de triglicerídios no sangue, que se altera de acordo com a ingestão de comida. “Os valores de referência desejáveis desse exame para a prevenção de doenças cardiovasculares são de 150 mg/dL com jejum e de 175 mg/dL sem o jejum. Essa diferença de apenas 25 mg/dL é muito pequena para se exigir a privação de alimentos por um período tão prolongado”, defende.

Martinez esclarece ainda que o jejum de 12 horas será indicado apenas para quem fizer o exame de triglicerídios e tiver um resultado igual ou superior a 440 mg/dL. Nesse caso, o exame deverá ser refeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário