sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Processo de beatificação de frei Damião tem parecer favorável


A Comissão dos Teólogos da Congregação da Causa dos Santos, em Roma, deu parecer positivo à beatificação de frei Damião de Bozzano. A apreciação do caso ocorreu na última terça-feira (6) e veio à tona nesta quinta-feira (8), por meio do vice-postulador da causa, frei Jociel Gomes, no Brasil.

Agora será preciso aguardar o parecer da Comissão dos Bispos e Cardeais, que deve sair em até oito meses. A expectativa é que, até o fim deste ano, o processo esteja nas mãos do papa Francisco, que é quem pode declarar o frade capuchinho venerável, por meio da publicação do Decreto de Vulnerabilidade. Depois disso, ainda será preciso comprovar um milagre ocorrido por meio da intercessão pós-morte de frei Damião para que ele seja reconhecido beato.

“Na terça-feira, recebemos o comunicado da postulação geral em Roma sobre esse parecer positivo. Acreditamos que, ali pelo mês de outubro ou novembro, esses pareceres estejam nas mãos do cardeal prefeito da Congregação da Causa dos Santos e seja apresentado ao Santo Padre para que ele reconheça frei Damião como venerável. Enquanto isso, estamos acompanhando possíveis casos de milagres”, afirmou frei Jociel.

O religioso costuma viajar pelo Nordeste em busca de ocorrências de milagres atribuídos a frei Damião. O processo para comprovar a resolução de uma doença incurável, por exemplo, não é simples. A cura deve ser definitiva e duradoura e haver sido sido obtida pouco depois da oração do fiel a frei Damião. Testemunhas também são ouvidas.

Depois, laudos médicos e científicos terão que atestar que algo impossível ocorreu graças à fé no religioso. Após a beatificação, será necessária a comprovação de outro milagre - ocorrido após o frade ganhar o título de beato - para que frei Damião seja canonizado, ou seja, declarado santo.

Quem tiver relatos que possam ajudar na causa de beatificação e canonização de frei Damião pode comunicá-los por meio dos telefones (81) 3721-3731 e 3424-8500 ou do e-mail causadefreidamiao@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário