O
reinado de 13 anos da Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo
finalmente acabou, segundo o relatório “Best Global Brands” da
Interbrand. A empresa de bebidas foi finalmente ultrapassada pela Apple,
que assume o primeiro lugar em um ranking dominado por empresas de
tecnologia nas primeiras posições.
A Coca-Cola não apenas caiu da primeira posição, como também já perdeu o
segundo lugar para outra empresa do setor de tecnologia: o Google. A
Apple já vinha ascendendo no ranking desde 2011, quando ocupava a oitava
colocação, chegando ao segundo lugar em 2012 e assumindo a liderança,
com valor de marca estimado em 98,3 bilhões de dólares.
O Google aparece em segundo lugar com um valor de marca de 93,2 bilhões
de dólares. As marcas de Apple e Google cresceram 28% e 34%,
respectivamente, enquanto a Coca-Cola viu uma valorização de 2%, com
valor de 79,2 bilhões, longe de ser suficiente para se manter no topo.
O relatório da Interbrand é baseado em critérios como performance
financeira, lealdade do consumidor e o papel que cada marca desempenha
na decisão de compra. Com receitas recorde de 54,5 bilhões de dólares no
primeiro trimestre do ano e com filas enormes para o lançamento dos
novos iPhones, é de se entender porque a Apple conquistou o primeiro
lugar.
É interessante também notar que, das primeiras cinco posições nesse
ranking, quatro pertencem a empresas do setor de tecnologia. A IBM
aparece na quarta posição, com valor de 78,8 bilhões, enquanto a
Microsoft fica em quinto, com 59,5 bilhões. Não só isso, como o Facebook
foi a empresa que mais cresceu no ranking, passando do 69° lugar em
2012 para o 52° lugar este ano, com uma valorização de 43%.
Este é o reflexo de uma cultura onde a tecnologia se tornou algo “pop” e
desempenha um papel cada vez maior em nossas vidas. Os smartphones são
nossos companheiros diários, e juntos com tablet, laptops e outros
gadgets, são responsáveis por armazenar nossos dados e informações mais
importantes.
É claro que nem todas as empresas de tecnologia estão se dando bem com
essas mudanças. A Nokia, por exemplo, caiu de 19° para 57°, enquanto a
BlackBerry saiu definitivamente do Top 100, sem dar sinais de que pode
se recuperar e voltar ao ranking.
Blog do Eduardo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário