A publicidade das empresas fabricantes de cigarros influencia
crianças de cinco e seis anos nos países de renda baixa e média, como o
Brasil, o que aumenta o risco de que venham a se tornar fumantes,
revelou um estudo americano divulgado nesta segunda-feira (30/9).
A pesquisa publicada na revista Pediatrics abrangeu seis países:
Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia, escolhidos por terem
as taxas mais elevadas de tabagismo, segundo a Organização Mundial da
Saúde (OMS).
Nesses países, as crianças reconhecem com mais frequência pelo menos
um logotipo de uma fabricante de cigarros, não necessariamente por
morarem com alguém que fuma, destacou o estudo da Escola de Saúde
Pública de Johns Hopkins em Baltimore (Maryland, leste).
“O incrível para mim foi ver crianças que não moravam com fumantes,
mas eram muito conscientes das marcas de cigarros”, disse à AFP a
principal autora do estudo, Dina Borzekowski, da Universidade de
Maryland.
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