A
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento
obrigatório para que presta algum tipo de serviço profissional no
Brasil. Obrigatória desde 1934, ela é um dos únicos documentos a
reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a histórico funcional do
trabalhador.
Mesmo com toda essa importância, muitas
pessoas solicitam o documento e acabam não indo busca-lo quando fica
pronto. A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por
meio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), informa à
população que existem 8.700 Carteiras de Trabalho (CTPS), nas Centrais
da Capital à espera dos seus titulares.
A unidade do Via Direta detém o recorde
de 3575 carteiras de trabalho aguardando entrega. Alguns exemplares
estão encalhados desde 2002. O usuário que se encontrar nesta situação,
de ter solicitado a documentação e não tê-la recolhido posteriormente,
deve procurar a unidade da Central do Cidadão em que requereu a
Carteira; e no caso dos postos do Praia Shopping e Centro, cujas
centrais foram desativadas, é necessário dirigir-se para o Via Direta e o
Alecrim respectivamente.
No caso de solicitação de documento
feita durante ações de cidadania, basta procurar a Central mais próxima
do local onde ocorreu a ação. A CTPS será devolvida ao dono
gratuitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário