quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Oeste catarinense produz 30% dos perus de Natal consumidos no país

O Oeste de Santa Catarina é responsável por mais de 30% da produção dos perus consumidos no Brasil na época do Natal, segundo os frigoríficos da região. Neste ano, 100 aviários de 75 propriedades enviaram para o frigorífico de Chapecó 1,5 milhão de aves para o fim do ano.

Conforme produtores da região, a produção de perus para o Natal acontece entre julho e dezembro. Neste período, a produção de outras aves diminui quase pela metade para priorizar a criação do peru especial.

O último lote foi abatido no dia 25 de novembro para ser distribuído aos supermercados. "Por serem aves inteiras, temos que entregar no frigorífico com uma qualidade de carcaça muito boa. Temos que evitar machucados que possam afetar na indústria", destacou Edenir Medeiros, gerente de agropecuária dos frigoríficos da região.

O peru de corte é mantido por 140 dias até atingir o peso de 18 kg. Já a ave natalina é abatida com 63 dias e tem o peso médio de 5 kg. Para conseguir o resultado esperado, os produtores precisam realizar um trabalho diferenciado. "A temperatura adequada, ventilação, manejo, tudo é diferente. É preciso cuidar bastante", disse o produtor Marcelo Rosina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário