Dois
aviões quase colidiram no ar na tarde de quinta-feira, 19. Um, da
companhia aérea Azul, fazia o voo 5114 entre Viracopos, em Campinas, e o
aeroporto Santos Dumont, no Rio. O outro ainda não foi identificado. O
piloto do avião da Azul teve de fazer uma manobra de emergência para
evitar a colisão.
Em uma área de
responsabilidade do controle de tráfego de São Paulo, os aviões seguiam
em rotas próximas quando o Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS) dos
dois teria sido acionado. O equipamento, que se comunica com outras
aeronaves, informa ao piloto os procedimentos para evitar uma colisão -
em um avião, indica que o piloto suba e no outro, que desça. No acidente
do avião da Gol com o Legacy, em setembro de 2006, o sistema estava
desligado no jato da Embraer.
Segundo nota
da Azul, o voo 5114 "teve que desviar seu percurso durante o trajeto por
conta de outra aeronave, que seguia em rota próxima. A companhia
esclarece que essa é uma ação preventiva e visa conferir a segurança de
suas operações".
O
procedimento, no entanto, não é corriqueiro. A Aeronáutica, responsável
pelo controle do tráfego aéreo, informou que foi instaurada uma
investigação "para apurar os fatores contribuintes e que os
profissionais foram afastados preventivamente até a conclusão da
investigação, conforme previsto em normas."
Estadão
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