O
alto preço da gasolina no Rio Grande do Norte - em relação ao aumento
concedido pelo governo federal de 2,5% - motivaram o Procon estadual a
uma fiscalização que já multou 60 postos da região metropolitana. De
acordo com o coordenador do Procon estadual, Ney Lopes Júnior a
fiscalização continuará essa semana pelo interior do Estado.
“Amanhã
estaremos na região Seridó, em Caicó e Currais Novos e na quinta
estaremos em Mossoró para fiscalizar os postos dessas regiões”, comentou
o coordenador em entrevista ao RN Acontece de terça-feira (14).
De
acordo com o Procon a ideia não é a aplicação de multas e penalidades
aos postos que aumentaram a gasolina em um percentual de mais de 10%,
configurando abusividade.
Para
Ney Lopes Júnior é necessário estabelecer o vínculo entre o Governo do
Estado e os postos de gasolina, beneficiando o consumidor com a queda no
valor do combustível. “Questionamos o valor da gasolina acima dos R$
2,87 e os fornecedores que aumentarem o valor sem justa causa serão
penalizados por ser considerado o preço abusivo”, detalhou.
O
coordenador do Procon explicou que não pode determinar que os postos
“baixem a gasolina”, mas propõe que o Governo do Estado dialogue com os
postos de gasolina.
Durante
a entrevista, Ney Lopes Júnior detalhou outras ações do Procon como a
divulgação do ranking das empresas com mais reclamações no Procon. “Todo
mês o Procon divulga a lista com as 20 empresas mais reclamadas e as
empresas de telefonia móvel lideram as reclamações, ocupando os cinco
primeiros lugares sempre”, detalhou.
Na
lista das empresas mais reclamadas, aparecem em seguida as empresas de
eletrodomésticos que sofrem reclamações sobre a montagem e entrega de
móveis. “Nessa época de fim e início de ano as pessoas se organizam e
compram móveis com o 13º salário e esperam pela montagem por vários
dias. Às vezes por falta de conhecimento, não procuram o Procon. O nosso
Código de Defesa do Consumidor é um dos mais modernos do mundo e deve
ser bem usado”, justifica.
O
coordenador do Procon comentou ainda sobre a cultura da falta de
reclamação pela descrença no bom resultado. “Muitas pessoas são
descrentes. O Procon está habilitado para fazer valer os direitos do
consumidor aqui no Rio Grande do Norte”, frisou.
As reclamações devem ser feitas através do email rnconsumidor@gmail.com ou pelo telefone 151.
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