sábado, 25 de janeiro de 2014

Protestos contra a Copa aconteceram também no Rio de Janeiro


RIO – Na capital carioca houve tumulto no final do movimento, quando os manifestantes já estavam chegando a Praia de Copacabana. Houve correria.  A confusão teve início quando a passeata atingiu a rua Francisco Otaviano, que liga Copacabana ao bairro de Ipanema.

Os cerca de 30 black blocs que estavam no meio da manifestação provocaram os policiais militares, que ameaçaram prendê-los. A caminhada se dispersou por alguns momentos, com os manifestantes correndo em meio aos carros presos no congestionamento.
Na sequência, manifestantes do “Não Vai Ter Copa” se concentraram em frente ao Shopping Leblon, que estava com as portas fechadas, gritando palavras de ordem contra a Copa. Tropas da Polícia Militar estavam posicionadas entre o estabelecimento comercial e os manifestantes, monitorando a situação.

Mais cedo, parte da pista da Avenida Atlântica, em frente ao hotel Copacabana Palace no sentido Botafogo, foi fechada pelos manifestantes que protestaram contra a realização da Copa no Brasil. Às 18hs, o ato reunia cerca de 300 pessoas. Cerca de 30 black blocs – responsáveis pelas depredações e ações violentas registradas nas manifestações de rua no ano passado – estavam no local.

A manifestação continuou pacífica, com cerca de 150 policiais militares monitorando a situação.Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra a realização do evento promovido pela Fifa. Parte dos grupos distribuiu panfletos para as pessoas que caminhavam na orla e recolheu assinaturas para um abaixo-assinado contra o Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário