Novamente uma caixinha de Ades não trazia apenas suco. Após a filha
do consumidor Marcelo Fernandes sentir um gosto desagradável ao beber o
produto, o conteúdo foi despejado na pia, para que a embalagem fosse
jogada no lixo. Havia algo sólido lá dentro. Quando foi aberta, a
surpresa: uma "gosma" de difícil identificação.
"Se isso acontecesse em outro país, sabe-se lá o que
poderia ser dessa empresa", diz o engenheiro, de 41 anos. A "gosma" foi
encontrada no lote ASI 10 2323 629 do suco Ades, de 1 litro, sabor
pêssego. O produto está dentro do prazo de validade: 7 de julho de 2014.
Marcelo fez duas reclamações. Uma, à Fundação de Proteção e Defesa do
Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP). Entre outras coisas, a
instituição informou que "sempre que o consumidor adquirir alimento e
constatar que ele apresenta qualquer problema que o torna impróprio ao
consumo, deve solicitar ao fornecedor a sua substituição ou devolução
dos valores pagos".
A segunda queixa do consumidor foi feita à Ades, em sua página no Facebook. Na mensagem, ele pede esclarecimentos (veja a conversa completa na galeria acima).
Em resposta pela rede social, Ades pediu calma: "Fique tranquilo, nós
vamos te ajudar!". E deu a entender que o responsável pelo problema
talvez seja o próprio cliente: "Qualquer amassadinho na embalagem pode
causar micro furos permitindo a entrada do ar, que em contato com o
produto, sem conservantes, pode causar fungos."
Procurada pela reportagem, a Unilever, fabricante do Ades, telefonou
rapidamente para o cliente "para oferecer todo o suporte necessário"
- disse a empresa em nota.
De acordo com Marcelo, não foi bem assim. A empresa não se desculpou
pelo ocorrido, diz ele. Pediu para que entregasse o material para
análise, o que ele se negou a fazer.
"Vou enviar para um laboratório de minha confiança e tomarei as medidas cabíveis", afirma.
O representante da Unilever, de acordo com o consumidor, indicou mais
uma vez que o incidente seria fruto de problemas armazenamento, ou
seja, que a marca estaria isenta.
Em nota enviada à reportagem, a Unilever fez o mesmo: "Qualquer dano à
caixa ou ao lacre durante o manuseio, distribuição ou armazenamento
pode comprometer a qualidade do alimento. Após aberto, a recomendação é
de que Ades seja consumido em no máximo três dias, conforme rótulo das
embalagens".
A empresa diz estar à disposição de todos os consumidores para
eventuais esclarecimentos no telefone 0800-707-9977 ou pelo e-mail
sac@atendimentounilever.com.br.
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