sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Rio Grande do Norte ainda não sabe o tamanho de seu rebanho bovino após mortes na seca

febre-aftosa-352x264
Às vésperas do Nordeste passar em bloco para área livre de vacinação da aftosa, metade dos criadores do Rio Grande do Norte ainda não declarou o número exato de seus rebanhos, o que vem obrigando a secretaria de Agricultura a correr com essa atualização.

Esse número vem sendo objeto de verificação por parte da Organização Internacional de Epizotias, que audita os serviços de defesa na agropecuária nos estados. Na segunda quinzena deste mês, um grupo de especialistas da organização desembarca  no Ceará exatamente com a missão de certificar os estados como zona livre da febre aftosa com vacinação.

Nesta quinta-feira, o secretário Tarcísio Bezerra, da agricultura, disse que espera ter números mais conclusivos até  a semana que vem. Para  conceder o status de zona livre com vacinação, os números exigidos pela organização são altos. De acordo com o secretário, um grande número de criadores potiguares simplesmente  não informou o gado vendido ou que morreu no ano passado e isso produziu inconsistências importantes no cadastro do Idiarn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário