Mais de 150 mil tentativas de
roubos de dados pessoais para uso para negócios sob falsidade ideológica
ou obtenção crédito com a intenção de não honrar os pagamentos foram
registrados em fevereiro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes – Consumidor. Isso significa uma tentativa de
fraude a cada 15,8 segundos no país. Em relação a fevereiro do ano
passado, houve alta de 3,2%. O indicador também registrou alta de 5,9%
na comparação bimestral (janeiro a fevereiro de 2014 contra o mesmo
período de 2013).
O setor de telefonia respondeu por
57.055 registros, totalizando 37,3% do total de tentativas de fraudes, o
que representou queda de 41,3% em relação a fevereiro do ano passado.
Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias,
seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos
etc.) – teve 48.464 registros, equivalente a 31,7% do total. O setor
bancário ficou no terceito lugar do ranking, com 31.524 registros
(20,6%). No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 18,3% de todas
as tentativas de fraudes registradas.No segmento varejo houve 12.596 mil
tentativas de fraude contra o consumidor .
A Serasa destaca que é comum que as
pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na internet sem
verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso, destaca a
entidade, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um
endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim,
abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de
crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.
Entre as principais tentativas de golpe
apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão: emissão de cartões de
crédito; financiamento de eletrônicos, no varejo; compra de celulares
com documentos falsos ou roubados; abertura de conta corrente; compra de
automóveis; e abertura de empresas usadas como fachada para golpes.
A Serasa Experian orienta o consumidor adotar cuidados simples em seu dia a dia, como:
• Não fornecer dados pessoais para pessoas estranhas;
• Não fornecer ou confirmar suas
informações pessoais ou número de documentos pelo por telefone, tomando
cuidado com promoções ou pesquisas;
• Não perder de vista seus documentos de
identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em
determinados ambientes ou quaisquer negócios; do mesmo modo, não deixar
que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões
bancários para longe de sua presença sob a desculpa de efetuar o
pagamento;
• Tomar cuidado ao digitar a senha do
cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente
na presença de desconhecidos;
• Não informar os números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas;
• Não fazer cadastros em sites que não
sejam de confiança; cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou
promoções. Fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo,
como a presença do cadeado de segurança;
• Cuidado com dados pessoais nas redes
sociais que podem ajudar os golpistas a se passar por você, usando
informações pessoais, como por exemplo, signo, modelo de carro, time por
que torce, nome do cachorro etc.;
• Manter atualizado o antivírus do seu
computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por
arquivos espiões;
• Evitar realizar qualquer tipo de
transação financeira utilizando computadores portáteis conectados em
redes públicas de Internet.
Vítimas de roubo, perda ou extravio de
documentos, devem cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados
da Serasa Experian. Esta informação estará disponível na mesma hora para
o mercado, e fazer um boletim de ocorrência. Dessa forma, garante a
entidade, a cada consulta, o concedente de crédito será alertado de que
se trata de documentos roubados, evitando que transações sejam
realizadas.
O Globo
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