quarta-feira, 12 de março de 2014

Chuvas vão continuar no litoral e Alto Oeste, diz Emparn

Chuvas causaram alagamento em diversas ruas da cidade. Previsão é continuar até o fim de semana

As chuvas que apareceram em Natal no início da manhã de hoje (12) e dessa terça-feira (11) também foram registradas no interior do Estado, conforme contabilizou a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A previsão do órgão é que as precipitações continuem durante a semana, no interior e litoral potiguar.

Segundo o chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, as chuvas estão acontecendo dentro da normalidade no interior, causadas pela Zona de Convergência Intertropical. A expectativa é que a região do Alto Oeste, onde vem sendo registradas as maiores chuvas, continue à frente desses números.

"As chuvas devem continuar, com projeção para praticamente todos os dias no litoral e no interior, onde devem aumentar nos próximos dias, com a tendência de chover mais no Alto Oeste, onde tradicionalmente tem mais precipitações. Mas também vai continuar a chover no Seridó, onde vem chovendo um pouco menos", afirma Bristot.

De acordo com os dados da Emparn, entre as 7h da última segunda-feira (10) e o mesmo horário dessa terça-feira (11) a região Oeste Potiguar foi a que teve mais chuvas, com precipitações em 28 municípios. O maior registro foi em Tibau, com 47 mm; seguido de José da Penha, com 40mm; e Luís Gomes, com 38mm.

Também choveu em 12 cidades da Central Potiguar, com registros variando de 21,88mm a 2mm; no Agreste potiguar choveu em onze cidades, sendo o maior registro em Santo Antônio, com 23mm. No Leste potiguar, foram registradas precipitações em quinze municípios, com Baía Formosa no topo da lista ao contabilizar 12,6mm. Na sequência está São José de Mipibu com 12,5mm e Canguaretama com 9,3mm. Em Natal foram somados 4,9mm de chuva ontem.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é de que as chuvas continuem na noite de hoje e que as precipitações até sexta-feira tenham intensidade de moderada a forte nas regiões do Alto Oeste e litoral do RN.

Nas redes sociais, moradores de Pau dos Ferros, a 400 quilômetros de Natal, relatam relâmpagos e trovões durante a noite dessa terça e a madrugada de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário