sexta-feira, 14 de março de 2014

Presos fazem motim em centro de detenção de Macaíba na Grande Natal

O Centro de Detenção Provisória de Macaíba, na Grande Natal, registrou um motim de presos na tarde desta sexta-feira (14). De acordo com o coordenador de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, major Castelo Branco, 70 presos custodiados na parte superior da unidade prisional se amotinaram e quebraram as sete celas do local.

A Polícia Militar já cerca o CDP. O oficial de operações do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente Pedro Azevedo, conta que a situação está sob controle. "Os presos tentaram fugir danificando grades das celas", conta. Além da PM, o major Castelo Branco acrescenta que o Grupo de Operações Especiais (GOE) e o Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) foram enviados ao CDP para controlar a situação.

O centro de detenção custodia atualmente aproximadamente 100 detentos, segundo o coordenador de Administração Penitenciária. O major Castelo Branco explica que não há causa aparente para o motim. "Água, alimentação e as saídas para médico e audiências estão normais. Acreditamos que a revolta aconteceu porque a direção detectou que cinco ou seis presos estavam tentanto impor a posição deles na unidade", afirma.

Como as sete celas do andar superior foram destruídas, o coordenador acredita que será necesário fazer a transferência de todos os 70 presos para outras unidades prisionais. "É uma questão de segurança tanto para evitar fugas quanto para a comunidade", conclui.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário