Projetos
que impõem o trânsito de carros e ignoram as pessoas. Essa é a
avaliação do engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN), Rubens Barreto Ramos, sobre as obras de
mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, em Natal. Estão
previstas a construção de dois viadutos e de seis túneis nas avenidas e
ruas que cercam a área do estádio construído para a Copa do Mundo 2014.
"Dinheiro público jogado fora", afirma o especialista, que defende uma
política que priorize o transporte público na cidade.
O
professor afirma que a construção de passarelas, túneis e viadutos não
democratizam o espaço e apenas transferem os congestionamentos para
outros locais. "São obras para auto-estradas. Não resolvem nada, os
gargalos continuam. O viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais,
por exemplo, vai simplesmente jogar o trânsito mais rápido para a Miguel
Castro", explica.
Tomaz
Neto, titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura
(Semopi), afirma que as obras "serão um legado para Natal, uma vez que
vão melhorar o trânsito na cidade". Segundo ele, a conclusão das
construções está prevista para antes do início da Copa. A prefeitura
ainda não divulgou oficialmente o esquema especial de transporte público
que será montado para dias de jogos.
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