A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde
anunciaram hoje (14) a suspensão de 161 planos de saúde de 36
operadoras. Do total, 29 planos e 26 operadoras já haviam sido
suspensos. Passaram a integrar a lista 132 planos e mais dez empresas.
Os
dados fazem parte do nono ciclo de Monitoramento da Garantia de
Atendimento. A proibição da venda de planos é resultado das reclamações
de consumidores que tiveram prazos para consultas, exames e cirurgias
descumpridos ou coberturas indevidamente negadas. No último ciclo, foram
registradas 13.079 reclamações referentes a 513 operadoras.
De
acordo com o levantamento, 21 operadoras saíram da lista de suspensão e
16 tiveram os serviços parcialmente reativados – o que beneficiou
diretamente 1,3 milhão de consumidores que têm contratos com 82 planos
de saúde. A lista completa dos planos suspensos está disponível no site
da ANS.
O diretor-presidente da ANS, André Longo, lembrou que o
monitoramento é feito a cada três meses, desde 2011, e resulta em medida
cautelar e na suspensão dos planos que tiveram pior desempenho. A
expectativa do governo é que 1,7 milhão de consumidores que contrataram
os planos de saúde em questão devem ter problemas assistenciais sanados.
“As
pessoas estão cada vez mais informadas sobre o processo de
monitoramento”, disse. “Elas estão se apropriando do direito de serem
atendidas em momento oportuno”, completou.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que a ANS obteve 86,3% de resolução na mediação de conflitos entre os consumidores e as operadoras, sem a necessidade de abertura de processos administrativos.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que a ANS obteve 86,3% de resolução na mediação de conflitos entre os consumidores e as operadoras, sem a necessidade de abertura de processos administrativos.
“Ter o índice zero [de
reclamação] passa a ser uma meta perseguida para quem quer uma imagem
qualificada no mercado”, disse. “A suspensão da venda obriga a operadora
a continuar com suas estratégias de mercado e se qualificar”,
completou.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento usa como
base todas as reclamações referentes a problemas assistenciais que
chegam aos canais da ANS, como rol de procedimentos, período de carência
dos planos, rede de atendimento, reembolso e autorização para
procedimentos.
As reclamações devem ser solucionadas pelas
operadoras em até cinco dias úteis. O consumidor tem dez dias úteis para
informar se o problema foi resolvido.
Agência Brasil
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