sábado, 3 de maio de 2014

Atrasada, Transnordestina já custa quase o dobro do previsto


Lançada em 2006 como uma das mais importantes obras para o país, a Ferrovia Transnordestina já custa quase o dobro do previsto e só ficará pronta para uso em 2016. Com 1.700 km, a ferrovia prometia ser o grande escoador da produção da região Nordeste. Ligaria quatro Estados -Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará- aos portos de Fortaleza (CE) e do Recife (PE). Mas a estrada de ferro só terá um pequeno trecho pronto neste ano, ligando duas cidades no interior de Pernambuco. 

O acesso aos portos só ocorrerá em 2016, dez anos depois da obra iniciada. Anunciadas com entusiasmo em 2006, elas custariam R$ 4,5 bilhões e estariam prontas em 2010 pelo cronograma do governo. A execução do projeto ficaria por conta da concessionária Transnordestina Logística, da CSN. Ao governo, cabiam as licenças e as desapropriações. As obras tiveram ritmo lento desde seu início. Os primeiros problemas foram as licenças ambientais que atrasaram. 


Quando saíram, as desapropriações atrasaram. E muito. Até hoje, não estão completamente concluídas. As empreiteiras, por sua vez, alegavam receber trechos entrecortados, impossibilitando fazer longos pedaços de uma só vez. No fim de 2013, as obras pararam com menos de 40% de execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário