quarta-feira, 14 de maio de 2014

Filmes brasileiros vendem 7,3 milhões de ingressos no primeiro trimestre

Com mais de 7 milhões de bilhetes vendidos e três filmes entre os dez mais vistos, o cinema brasileiro fechou o primeiro trimestre de 2014 em alta. É o que revela o informe publicado, nessa terça-feira (13), pela Superintendência de Análise de Mercado da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

De acordo com o Informe de Acompanhamento de Mercado do Segmento Salas de Exibição para o 1º Trimestre de 2014, foram vendidos 7,3 milhões de ingressos para sessões de filmes brasileiros, pouco mais de um milhão, ou 15,9% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. Tomando por base a renda, o crescimento foi de 26,3%, com arrecadação superior a R$ 82,3 milhões.

Nitidamente puxado pelo resultado das produções nacionais, o público total em salas de cinema teve evolução de 2,4%. No mesmo período, o público para filmes estrangeiros se manteve praticamente estável, com leve queda de 0,6% em relação ao primeiro trimestre de 2013.

Nas 13 primeiras semanas cinematográficas do ano, foram vendidos quase 35 mil bilhetes e arrecadados R$ 410 mil. O market share para o filme nacional também apresentou melhora, ficando em 20,4%, em comparação com os 18% registrados no mesmo período do ano passado.
 
Três brasileiros na lista dos dez mais vistos do ano até agora

Três filmes brasileiros se posicionaram na lista das dez maiores bilheterias do período: “Até que a Sorte nos Separe 2” ficou na segunda posição, com 2.921.553; "Muita Calma Nessa Hora 2" ficou em sexto, com 1.429.566; e "S.O.S Mulheres ao Mar" ocupou o décimo posto, com 1.060.605 ingressos vendidos.

O número de telas ocupadas pelas estreias de filmes nacionais também aumentou, passando de 1.065 salas para 1.823 salas nesses três primeiros meses do ano, mesmo com um número menor de lançamentos (17 este ano contra 19 no ano anterior). Desses 17, quatro títulos foram lançados em mais de 300 salas. 

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