sexta-feira, 16 de maio de 2014

Judiciário em Mossoró se destaca em julgamentos criminais

Decisões em júri popular levam Vara de Mossoró a destaqueA 1ª Vara Criminal de Mossoró será uma das duas do Rio Grande do Norte agraciadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em reconhecimento ao desempenho na Semana Nacional do Júri, de 17 e 21 de março deste ano. A Vara Criminal de Mossoró e Vara Criminal de Ceará Mirim serão homenageadas com o Selo Bronze, do CNJ, em nome do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Ao todo, o TJRN realizou 31 júris para julgar crimes contra a vida praticados até o ano de 2009. Iniciativa do Comitê Gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a mobilização incentivou julgamentos dos processos de homicídios, principalmente os que tramitam há mais de quatro anos.

A meta é julgar, até outubro deste ano, 80% dos crimes dolosos que tiveram a denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009. Criada em 2010, a Enasp é uma parceria do CNJ com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério da Justiça para integrar os órgãos responsáveis pela segurança pública no combate à violência.


O juiz João Afonso Pordeus, gestor das Metas Enasp no Estado, diz que a Semana Nacional foi importante também para divulgar o trabalho realizado ao longo do ano. “A Semana Nacional do Júri além de concentrar vários julgamentos, dá visibilidade para o trabalho que já vem sendo galgado pelo Judiciário em parceria com outras entidades a fim de dar resposta de forma eficiente à sociedade”, explicou o magistrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário