Em
breve, caminhões sem motorista podem se tornar algo comum nas estradas
da Holanda. Em anúncio recente, o governo do país divulgou sua intenção
de liberar este tipo de veículo dentro de cinco anos.
De acordo com o plano, já no ano que vem as restrições legais para este tipo de situação devem começar a cair. A iniciativa será liderada por Melanie Schultz van Haegen, ministra de infraestrutura da Holanda.
“Carros autônomos darão uma contribuição positiva ao fluxo de tráfego e à segurança na nossa movimentada rede de estradas”, afirmou ela em nota divulgada por site oficial.
A escolha de caminhões para inaugurarem a novidade não é gratuita. Por rodarem em estradas, eles percorrem áreas com menos obstáculos e tráfego mais previsível – o que justifica a opção. Tudo isso sem falar na jornada exaustiva a que são submetidos os caminhoneiros.
Liberação
Porém, a liberação de caminhões sem motorista não vai acontecer de uma vez. Antes, serão realizadas simulações com computadores e testes em estradas fechadas.
A ideia é avaliar se a novidade vai dar mesmo certo. Caso funcione na prática, a nova tecnologia será aproveitada para o abastecimento do porto de Rotterdam, um dos maiores da Europa.
“Nos próximos 20 anos, avanços nesse campo vão transformar a relação entre motorista e veículo mais do que qualquer outra coisa conseguiu nos últimos 100 anos”, afirmou Schultz.
A Holanda é o primeiro país a anunciar uma medida deste porte – mas iniciativas envolvendo veículos autônomos já vem sendo testadas no Japão e nos EUA . Dentre elas, a mais famosa é o carro do Google.
De acordo com o plano, já no ano que vem as restrições legais para este tipo de situação devem começar a cair. A iniciativa será liderada por Melanie Schultz van Haegen, ministra de infraestrutura da Holanda.
“Carros autônomos darão uma contribuição positiva ao fluxo de tráfego e à segurança na nossa movimentada rede de estradas”, afirmou ela em nota divulgada por site oficial.
A escolha de caminhões para inaugurarem a novidade não é gratuita. Por rodarem em estradas, eles percorrem áreas com menos obstáculos e tráfego mais previsível – o que justifica a opção. Tudo isso sem falar na jornada exaustiva a que são submetidos os caminhoneiros.
Liberação
Porém, a liberação de caminhões sem motorista não vai acontecer de uma vez. Antes, serão realizadas simulações com computadores e testes em estradas fechadas.
A ideia é avaliar se a novidade vai dar mesmo certo. Caso funcione na prática, a nova tecnologia será aproveitada para o abastecimento do porto de Rotterdam, um dos maiores da Europa.
“Nos próximos 20 anos, avanços nesse campo vão transformar a relação entre motorista e veículo mais do que qualquer outra coisa conseguiu nos últimos 100 anos”, afirmou Schultz.
A Holanda é o primeiro país a anunciar uma medida deste porte – mas iniciativas envolvendo veículos autônomos já vem sendo testadas no Japão e nos EUA . Dentre elas, a mais famosa é o carro do Google.
Fonte: Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário