sábado, 21 de junho de 2014

Indústria amazonense comemora aumento da produção de televisores

O Polo Industrial de Manaus (PIM) representado pelas empresas que recebem incentivos do governo federal para produzirem bens de consumo, no coração da Amazônia, comemoram um dos trimestres de maior crescimento dos últimos anos. De janeiro a março deste ano, a produção cresceu 21,43% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado trimestral, o faturamento chega a R$ 21,15 bilhões. Só em março, o arrecadado chegou a R$ 7 bilhões, o que representa 15,43% a mais que no mesmo mês de 2013.

“Os números da indústria nacional mostram crescimento de 2,7% na comparação entre os trimestres e, no caso do PIM, o crescimento supera os dois dígitos. É hora de comemorar”, disse o superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira.

As indústrias instaladas em Manaus, uma das 12 sedes da Copa do Mundo, empregam, diretamente, 120 mil trabalhadores que atuam nas linhas de produção de 460 fábricas, segundo dados do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM). “Nós também tivemos que aumentar os postos de trabalho na medida em que a demanda da produção aumentava, principalmente, nas indústrias de eletroeletrônicos, subsetor onde estão inseridas as empresas que fabricam televisores”, disse o presidente do Cieam, Wilson Périco.

Os fabricantes de eletroeletrônicos respondem por 36% do faturamento da Zona Franca e são o mais importante do Pólo de Manaus porque, se somado às fábricas de bens de informática, com 15% da fatia, são responsáveis pela metade do faturamento da indústria local, que chegou a R$ 83 Bilhões. Em nove grandes parques fabris, está concentrada a fabricação de mais de 95% de todos os aparelhos de televisão consumidos em todo o mercado interno brasileiro.

Para se ter uma ideia do crescimento registrado este ano em relação a 2010, por exemplo, naquele ano foram fabricadas 1,6 milhões de aparelhos de TV contra os 4,6 milhões fabricados só no primeiro trimestre de 2014, dentre as quais, mais de 680 mil televisores de plasma e mais de 4,2 milhões com as tecnologias LCD e LED. A “onda” levantada pela Copa do Mundo é a maior incentivadora do crescimento registrado pela indústria instalada em Manaus. “O resultado foi tão bom que deve haver fábricas que vão dar férias coletivas nos meses de junho e julho, completou Wilson Périco.

As televisões vendidas no comércio, hoje recheadas de tecnologia, custam em média de R$ 1000 a R$ 3500, e 99% delas abastecem o mercado consumidor brasileiro saindo de Manaus com destino aos portos de Suape, em Pernambuco, e de Santos, em São Paulo. É alta tecnologia produzida no meio da floresta para fazer a alegria de uma nação apaixonada por futebol.

De Fato

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