sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ministério homologa tombamento de bairros históricos de Natal

Bairro da Ribeira é uma das regiões que foram tombadas em Natal (Foto: Canindé Soares/G1)

O Ministério da Cultura homologou o tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natal. De acordo com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Norte, Onésimo Santos, o tombamento compreende 28 hectares entre os bairros de Cidade Alta, Ribeira e Rocas, todos na Zona Leste. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (16).

O superintendente do Iphan explica que as áreas estão tombadas desde 2010, mas a homologação publicada no Diário Oficial da União representa a finalização do processo. "A última martelada. A partir de agora, vamos estabelecer a normativa com critérios para reformas, demolições ou novas construções", detalhou.

Ainda segundo Onésimo Santos, os proprietários das construções que estão dentro da área tombada já podem procurar a Caixa Econômica Federal para financiamentos que visem a reestruturação dos prédios. "Há uma linha de crédito especial para esses proprietários, que já foram identificados", afirma.

Entre as edificações que estão no perímetro tombado, estão o Teatro Alberto Maranhão, as igrejas do Galo, do Rosário e a antiga Catedral, o Museu Café Filho e a Pinacoteca do Estado. "Esses dois últimos já são tombados desde os anos 60. O teatro teve processo de tombamento iniciado, mas interrompemos depois que o Ministério da Cultura aprovou este por região", disse.


G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário