quinta-feira, 17 de julho de 2014

Tribunal de Contas fará auditoria de projetos de banco no RN

Representantes do BID e do TCE fizeram primeira reunião sobre auditoria (Foto: Jorge Filho/Divulgação TCE)O Tribunal de Contas do Estado será o órgão responsável pela auditoria de todos os projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Rio Grande do Norte. O presidente do TCE, Paulo Roberto Alves, se reuniu com representantes do BID, da Secretaria Estadual de Tributação e integrantes da Comissão de Auditoria de Créditos Externos do TCE (Copcex), que tem como objetivo auditar recursos externos.

A proposta inicial é os técnicos do TCE auditarem o Profisco/RN, projeto de integração e modernização da administração fiscal e financeira do Estado realizado pela Secretaria Estadual de Tributação. O projeto tem custo estimado de US$ 8,3 milhões, sendo US$ 7 milhões financiados pelo BID e o restante contrapartida do governo.

Os recursos estão sendo utilizados na área de Tecnologia de Informação, na aquisição de veículos, na realização de planejamento estratégico e de cursos de capacitação e contratação de consultorias.

Os representantes do BID no Brasil, German Zappani, Santiago Schneider e Haroldo Vieira fizeram uma apresentação mostrando como o banco funciona e o interesse de fortalecer parcerias com entidades fiscalizadoras, fortalecendo o controle externo. “Um sistema moderno leva a uma utilização mais eficiente e eficaz dos recursos humanos e financeiros de um pais, permitindo mais foco em outros itens prioritários”, explicaram.

Os representantes do BID enfatizaram que “o diagnóstico ajuda a estabelecer o nível de amadurecimento das práticas, bem como identificar ações de fortalecimento, medindo sua efetividade ao longo do tempo”.

O coordenador da Copcex-TCE, Márcio Roberto Loiola ressaltou a diferença de metodologias aplicadas no trabalho de auditoria realizada pelo Banco Mundial e agora no BID. “Para nos certificarmos junto ao BID é necessário encaminhar ofício manifestando o interesse. Em seguida, especialistas do Banco fazem uma visita técnica, observando a estrutura do TCE e logo após é feita uma capacitação com os técnicos envolvidos”.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário