domingo, 17 de agosto de 2014

Lula, Dilma, Aécio e Marina juntos no adeus a Eduardo Campos

Foto: Edmar Melo/JC Imagem
A missa celebrada na manhã deste domingo (17) em adeus ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), falecido na última quarta-feira (13) em um acidente aéreo ocorrido em Santos, no litoral de São Paulo, reuniu as principais lideranças políticas do País na área externa do Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual.

Dentre os vários representantes da classe política, estiveram lá o ex-presidente Lula (PT); a presidente Dilma Rousseff (PT); o senador mineiro Aécio Neves (PSDB); o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); e a ex-senadora Marina Silva.

Todos saudaram a ex-primeira-dama, Renata Campos, casada com o ex-presidenciável desde 1991 e mãe de cinco filhos do casal. Eduardo estava em meio à campanha para Presidência da República.

A principal declaração política partiu do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que criticou a presença de Dilma na cerimônia. “Ela não tinha nada o que fazer aqui. Foi falso porque Dilma não gostava mais de Eduardo”, afirmou.

Quando Dilma e Lula chegaram à Praça da República, onde ocorre o velório, houve um princípio de vaia, que foi rapidamente substituído por aplausos.

Após a missa, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vários populares usaram gritos de “Justiça”, “Fora PT” e “Eduardo, guerreiro, do povo brasileiro”.

Dilma, Lula e Aécio não se chegaram a se cumprimentar, e se limitaram a falar com a família. Marina acompanhou a cerimônia ao lado de Renata e de Dona Madalena; a viúva do ex-governador Miguel Arraes, avô de Campos, falecido em 2005.

PSB – Várias lideranças do PSB também estiveram na missa. Com a morte de Eduardo, a grande expectativa é de que o pártido anuncie Marina, que era vice, como candidata ao Planalto.

O presidente interino do partido, Roberto Amaral, a deputada federal Luiza Erundina e o ex-deputado Maurício Rands foram unânimes em dizer que o nome do novo vice será apresentado na próxima quarta (20).

Rands disse que Renata tem todas as qualidades para assumir o posto, se quiser. Erundina também lembrou o papel da ex-primeira-dama na vida de Campos. A viúva convocou as lideranças do partido para um encontro nesta segunda (18).

Já Roberto Amaral revelou que os dois primeiros programas do PSB no guia eleitoral gratuito, serão em homenagem ao ex-governador. O guia vai ao ar na terça (19), antes da reunião da Executiva que fará o anúncio oficial da chapa.

Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário