A inflação e a baixa confiança dos
consumidores já afetam um dos segmentos tradicionalmente menos
vulneráveis do varejo: o de alimentos. As famílias reduziram o número de
vezes em que vão aos supermercados e o volume de compras estacionou.
Para especialistas, uma retomada depende do comportamento dos preços
daqui para a frente e é possível que as vendas não voltem a se aquecer
antes das festas de fim de ano.
Pesquisa da Kantar Worldpanel revela que
no primeiro semestre de 2014 os consumidores já frequentaram menos
vezes pontos de venda como supermercados, mercearias ou padarias. O
número de viagens caiu 10,5% ante o mesmo período de 2013. Já o número
de itens comprados cresceu, mas pouco e mal compensou o efeito da
redução de frequência, fazendo o volume médio ficar praticamente
estável, com alta de apenas 0,5%.
A previsão para o setor este ano, porém,
não é nada otimista. As vendas devem crescer 1,9% em 2014, pior
desempenho desde 2006, segundo a Associação Brasileira de Supermercados
(Abras).
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