quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Abstenções pode decidir as eleições nesse domingo no RN e no Brasil

A cada cinco eleitores, um deles deixou de comparecer à urna no primeiro turno da eleição presidencial. Dos 143 milhões de eleitores brasileiros, 28 milhões não registraram seus votos. Em números precisos, 19,39% do total de eleitores se ausentaram das urnas. A abstenção cresce desde 2006, quando atingiu 16,75%, e se aproxima do recorde registrado nas eleições presidenciais de 1998, quando atingiu 21,49%.

Em uma eleição apertada, o maior ou menor número de abstenção pode ser um fator decisivo para o pleito. Embaralha até a maior ou menor precisão das pesquisas. A seguir a série histórica, pode haver um nível de abstenção recorde no segundo turno da eleição presidencial no próximo domingo. Os dados passados, demonstram que o percentual de eleitores que não comparece para votar no segundo turno, é maior do que no primeiro.

Da mesma forma, ou até mais que na presidencial, na eleição para o governo do estado, aqui no RN, onde os candidatos encontram-se com um empate técnico configurado através da  última pesquisa divulgada, a eleição pode ser decidida pelo número de abstenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário