quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Caern alerta para uso racional da água e abastecimento equilibrado

O gasto de água aumenta ou diminui consideravelmente conforme a estações do ano. É importante a sociedade preservar a água, a fim de que a sazonalidade não interfira no abastecimento das comunidades.

No verão, que tem início em dezembro e que vai até março, o consumo de água se eleva. Na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), esse aumento é identificado desde o mês de novembro.

“Com a elevação das temperaturas, aumenta a demanda de consumo de água, principalmente no litoral do Estado. No interior, o consumo é menor, em virtude do longo período da estiagem, fato que estimula o consumo racionado”, explicou Marco Calazans, engenheiro sanitarista e pesquisador da Gerência de Desenvolvimento Operacional e Controle de Perdas da Caern.
A menor demanda de consumo está relacionada ao período de aumento das chuvas, nas estações outono e inverno: no interior do Estado, vai de fevereiro a junho e no litoral potiguar, entre maio e julho.

Calazans lembra que a seca interfere diretamente na situação volumétrica dos açudes e reservatórios. E que é importante que a população atente para o racionamento no consumo da água. Atitude que influencia a gestão da água nos reservatórios.

 
“A Caern sempre trabalha junto à comunidade pregando o uso econômico da água, a fim de se evitar o desperdício. A prioridade é o abastecimento humano”, afirmou Marcos Calazans.
 
Nominuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário