quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Audiência: Entidades ligadas ao Movimento Negro consideram o RN um dos estados mais racistas.

 
Na Audiência Pública sobre a “Marcha Nacional das Mulheres Negras Contra o Racismo e a Violência”, promovida ontem (19) por iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT), as representantes das principais entidades no RN ligadas ao Movimento Negro relataram os poucos avanços nos últimos anos. Os representantes dos governos municipal e estadual não enviaram representantes ao debate. Após o debate, os participantes seguiram em cortejo pelo centro da cidade.

Mineiro disse que a audiência está inserida no respeito que seu mandato tem pela luta contra o racismo e combate à violência contra mulheres e negros. “O Rio Grande do Norte foi o Estado em que mais cresceu o assassinato de jovens e a violência contra jovens negros. É por isso que não tem repercussão, ninguém se importa e as pessoas não reagem”, afirmou o parlamentar. De 2002 a 2012 o número de assassinatos das pessoas dessa parcela da população aumentou em 250%.

A “Marcha Nacional das Mulheres Negras Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver” é uma iniciativa de diversas organizações do Movimento Negro, lançada em julho passado, com o objetivo de articular as mulheres negras brasileiras para dar visibilidade às temáticas raciais femininas, abordando questões como a violência, diversidade e reparação histórica ao povo negro no Brasil. Aqui no RN, ela foi lançada em vários municípios e comunidades quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário