sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Relógio mais caro vendido em leilão é arrematado por R$53 mi


Relógio de bolso de ouro feito pela Patek Philippe para um banqueiro de Nova York no início dos anos 1930O relógio mais caro do mundo já vendido em um leilão foi arrematado na última terça, dia 11, por R$ 53,5 milhões.

O evento, que ocorreu na casa de leilões Sotheby’s, coincidiu com a celebração dos 175 anos do criador da peça, Patek Philippe.

O relógio de bolso Henry Graves Supercomplication foi feito em 1933 e é a peça mais famosa do mundo, além de possuir a distinção de ser a mais complicada feita inteiramente por mãos humanas.

Da última vez em que foi vendido, há 15 anos, tornou-se o relógio mais caro do mundo já vendido em leilão.

Estimado em mais de 15 milhões de francos suíços (cerca de 15,5 milhões), o relógio foi vendido por 23.983,140 de dólares para um comprador anônimo na casa de leilões Sotheby’s em Genebra, na Suíça.

Tim Bourne, chefe mundial da casa, e Daryn Schnipper, presidente da divisão de relógios, declararam que “a lista de superlativos que podem ser relacionados a este ícone do século 20 é realmente extraordinária. Indisputavelmente, o ‘Santo Graal’ dos relógios, o Henry Graves Supercomplication combina os ideias da renascença com o apogeu da ciência”.


A história desta famosa peça Patek Philippe começa em 1925, quando Henry Graves, um banqueiro proeminente de Nova York, pediu à companhia que produzisse “o relógio mais complicado do mundo”.

Após três anos de pesquisa e cinco anos de esforços, os mais talentosos relojoeiros da Patek Philippe produziram o modelo feito em ouro, com repetidor de minutos e cronógrafo.

Ao todo, são mais de 24 complicações, que incluem calendário perpétuo, indicador de fases da lua, tempo sideral, mostrador de reserva de energia e indicações do pôr e nascer do sol, além do céu noturno da cidade de Nova York.

O relógio reteve o título de mais complicado do mundo por 56 anos, e o modelo que o ultrapassou foi feito por técnicos que utilizaram máquinas auxiliadas por computador.

A Sotheby’s vendeu o Henry Graves Supercomplication pela primeira vez em Nova York, em 1999, como parte de um venda de 81 peças famosas do Museu Time.

Com um preço estimado de três a cinco milhões de dólares, o relógio excedeu todas as expectativas quando foi vendido pelo recorde de 11 milhões de dólares, tornando-se o relógio mais caro já vendido em leilões.

Este mês, ele entrou mais uma vez para história com a nova marca de quase 24 milhões de dólares. (Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário