A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV, apontou a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. De acordo com o levantamento, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
"A diferença ainda é pequena, mas mostra uma
tendência importante e que deve ser analisada. O tempo [de uso das
redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma
consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o ministro
da Secom, Thomas Traumann. A pesquisa afirma ainda que a internet é o
terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da
TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que
ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas
diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio
de comunicação.
Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a
rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto
nos fins de semana. Segundo a Agência Brasil, 67% acessam a rede em
busca de informações ou notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar
na internet para buscar entretenimento (pergunta de múltiplas
respostas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário