sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Enem para presos teve redação sobre 'rolezinhos' e abstenção de 30,5%

Rolezinhos em shoppings de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade realizado nesta terça (9) e quarta-feira (10) registrou abstenção de 30,5% no segundo dia, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O tema da redação, na prova de quarta-feira, foi "O que o fenômeno social dos ‘rolezinhos' representa?

Mais de 38 mil pessoas estavam inscritas, entre elas 2.517 candidatos (não privados de liberdade) que não puderam realizar as provas em 8 e 9 de novembro último por problemas de falta de energia elétrica nos municípios de Escada (PE), Extremoz (RN) e Manaus (AM). Estes realizaram provas em escolas destas cidades.

Os 'rolezinhos', reunião de grande grupo de jovens por meio de redes sociais para passear ao mesmo tempo em shopping centers, foram registrados com mais frequência no ano passado e gerou reações dos donos de estabelecimentos comerciais (saiba mais sobre os rolezinhos)

A proposta de redação incluiu um texto jornalístico sobre a origem do fenômeno, uma charge com crítica relativa à percepção social do rolezinho e um artigo de opinião que apresenta desdobramentos sociais relacionados ao assunto.

O gabarito oficial será divulgado nesta sexta-feira (12). No primeiro dia de aplicação, os candidatos realizaram os testes de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4h30.

No segundo dia, além da redação, os inscritos fizeram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol —, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.

G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário