No primeiro ano em que a Black Friday conquistou de vez o consumidor
brasileiro, o balanço é positivo entre varejistas. Apesar de o comércio
eletrônico ter perdido a exclusividade dos saldões, as vendas on-line
saltaram 48% na comparação com o ano passado, segundo balanço do site
BlackFriday.com e da firma de segurança digital ClearSale.
Apenas na sexta-feira, os consumidores on-line gastaram R$ 872
milhões em mais de 2 milhões de produtos, de acordo com o levantamento. O
tíquete médio ficou em R$ 416,75.
“Está havendo uma mudança do pico de vendas nessa temporada de fim de
ano. Se antes ele acontecia a duas semanas do Natal, agora é a Black
Friday que está ocupando este posto”, analisou Omar Jarouche, gerente de
Inteligência da ClearSale, cujo levantamento considerou 1.400 sites de
e-commerce, aproximadamente 80% do mercado.
De acordo com Jarouche, o resultado da Black Friday é especialmente
positivo porque superou o crescimento do mercado de varejo on-line no
país, o que atesta a relevância maior da data.
Mas com as barganhas extrapolando o terreno digital e chegando a
lojas físicas e serviços, esta edição da Black Friday também representou
uma antecipação das compras de Natal em shoppings pelo país. O
BarraShopping, na Zona Oeste, recebeu mais de 30 mil veículos em seu
estacionamento apenas na sexta-feira, um aumento de 20% na comparação
com a mesma data do ano passado. Segundo a administração do shopping,
até restaurantes e salões de beleza participaram do dia de saldão.
A Via Varejo — dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio — não divulgou números da movimentação de Black Friday, mas afirmou em nota que o volume de vendas registrou aumento significativo e que as lojas abriram mais cedo para dar conta do fluxo de clientes. Segundo o grupo, produtos eletrônicos foram os mais vendidos, com destaque para celulares e computadores.
NOVOS DESCONTOS NA SEGUNDA
Nesta segunda-feira, muitos sites voltarão a realizar saldões, na
chamada Cyber Monday. É o caso da B2W — das lojas on-line
Americanas.com, Submarino, ShopTime e SouBarato —, que vai oferecer
descontos de até 12% em pagamentos por meio de boleto bancário nesta
segunda-feira.
Fonte: O GLOBO
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