domingo, 22 de fevereiro de 2015

Nível do Cantareira volta a subir e atinge mais que o dobro do começo do mês

Nível de água do Sistema Cantareira volta a subir e atinge 10,4% neste domingo (22) / Foto: ReproduçãoO nível do sistema Cantareira, o principal reservatório que abastece a região metropolitana de São Paulo, voltou a subir neste domingo (22). De acordo com dados da Sabesp, o reservatório passou de 10,2% para 10,4%, mais do que o dobro do que era registrado no início do mês. No dia 1º de fevereiro, por exemplo, o Cantareira tinha apenas 5%.

A pouco menos de uma semana para o fim do mês, o manancial acumula 266,5 mm de chuva, o que é quase quatro vezes mais do que o registrado em todo o mês de fevereiro do ano passado, quando choveu apenas 73 mm. A média anual para este mês é de 199,1 mm.
O sistema Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista, ainda opera com índices críticos pois essa porcentagem já inclui a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

Conforme a Folha mostrou, as projeções do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da Sabesp, o rodízio de água será evitado se as chuvas conseguirem elevar o nível do sistema Cantareira a um patamar entre 13% e 14% até o final de março e se, ao mesmo tempo, as obras emergenciais previstas para elevar a capacidade dos reservatórios não atrasarem.

Segundo balanço divulgado pela Sabesp, o nível do reservatório Alto Tietê é de 18,2%, após subir 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

Da Folhapress 

Nenhum comentário:

Postar um comentário