Se efetivada, a proposta de construção do Terminal Portuário do
Potengi, apresentada ao governo no início da semana, vai triplicar o PIB
industrial do Rio Grande do Norte nos primeiros dez anos após a
instalação. O projeto do novo porto é do Centro de Estratégia em
Recursos Naturais e Energia (Cerne) e inclui ainda a construção de um
parque ecológico e da terceira ponte ligando o centro de Natal à Zona
Norte da cidade, além de um corredor logístico de integração com os
outros modais e centros de distribuição do RN.
O projeto total é orçado em R$ 6,98 bilhões. Segundo Jean-Paul
Prates, presidente do Cerne, esta integração dos modais seria a maior
responsável pela vinda de indústrias no estado. “É uma coisa que
poderemos oferecer às indústrias que queiram se instalar no nordeste e
que Pecém e Suap não dispõem”, acrescentou Jean-Paul, referindo-se aos
portos de Ceará e Pernambuco.
A proposta conceitual de logística portuária foi entregue ao
governador Robinson Faria na segunda-feira pelo presidente do Cerne. De
acordo com Prates, a preocupação com a melhoria da estrutura portuária
do RN surgiu ainda em 2010. Com o incremento das eólicas no estado,
havia a necessidade de estruturar o porto para que a produção dessas
fábricas escoarem, em virtude de seu alto potencial de exportação. “Com
aquelas ruas estreitas da Ribeira não tinha como aquelas peças
gigantescas das eólicas chegarem aos navios”, explica Jean-Paul Prates
ao Novo Jornal.
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