image

O voo Natal-Frankfurt, na Alemanha, deverá entrar para a rota de cargas da empresa alemã Lufthansa Cargo, uma das maiores do mundo no segmento de traslado aéreo de mercadorias. No início da tarde deste domingo (7), a aeronave MD-11 Freighter, com capacidade para 26 paletes em versão de carga, aterrissou no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana, para ser abastecido com 70 toneladas de mamão tipo papaya e formosa, com destino ao mercado europeu a partir da cidade alemã.

As frutas, colhidas em fazendas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, deverão abastecer supermercados de até 300 cidades europeias e, possivelmente, outros 100 países ao redor do mundo. Este foi o primeiro embarque da Lufthansa Cargo no estado potiguar, de um total de sete voos-teste, determinados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O avião foi batizado com jatos d’água ao aterrissar pela primeira vez no terminal aeroviário potiguar. A expectativa do representante da empresa alemã é que, num futuro próximo, o leque de frutas exportadas contemple, além do mamão, abacaxi, uva e melão.

“Escolhemos o Aeroporto de Natal porque ele está próximo do mercado produtor de frutas, o aeroporto é privado e com uma maior e melhor infraestrutura. Os armazéns do aeroporto são refrigerados e isso é um grande diferencial”, avaliou o gerente comercial da Lufthansa Cargo, Cleverton Vighy. Ele citou que a determinação da Anac é de que sejam realizados sete voos-teste, para avaliação da rota e viabilidade econômica. Vighy antecipou, porém, que a Lufthansa Cargo chegou ao Rio Grande do Norte “para ficar e manteremos a frequência de voo semanal”.

Tribuna do Norte