domingo, 7 de junho de 2015

Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente reúne se para debater o descarte de resíduos sólidos em Natal

Audiência foi uma proposição do promotor João Batista MachadoDiscutir soluções ambientais para o manuseio, acondicionamento e descarte de resíduos sólidos em Natal, foi o tema de uma audiência pública realizada na sede Procuradoria-Geral de Justiça, com a participação de diversos segmentos e órgãos municipais, como a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que participou do debate em torno da questão.
 
A audiência foi uma proposição do promotor, João Batista Machado, da 41ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. Estiveram presente o secretário da Semurb, Marcelo Rosado, técnicos da pasta, como também, representantes da sociedade civil organizada e do setor empresarial.
 
Segundo o promotor João Batista Machado, a audiência surge da necessidade de encontrar soluções para as dificuldades enfrentadas com o gerenciamento desses resíduos. Ele explica que muitos setores ignoram a seletividade que é à base da logística reversa. Esse fato acarreta graves prejuízos ambientais. “Para a obtenção da sustentabilidade há necessidade do ordenamento legal de toda a cadeia dos resíduos, adoção da logística reversa e de medidas compensatórias aos operadores do processo”, destaca.
 
O secretário adjunto de Fiscalização e Licenciamento da Semurb, Daniel Nicolau, expôs as ações que a secretaria vem desenvolvendo para validar as políticas ambientais de descarte adequado desses resíduos. Além disso, ele destaca o trabalho do setor de Licenciamento, que também exerce um papel fundamental nesse processo. “Antes de licenciar qualquer empreendimento é exigido um plano de gerenciamento de resíduos, que deve ser cumprido pelo cidadão que busca licenciamento”, completa.
 
O secretário da Semurb, Marcelo Rosado, destacou o trabalho constante da secretaria no processo de conscientização da população para a necessidade de destinar de forma correta os eletroeletrônicos. Destacou que o Setor de Educação Ambiental da secretaria é responsável por campanhas de conscientização ambiental para alertar a população sobre a importância de fazer a destinação adequada desse lixo, evitando assim a contaminação do solo e da água e favorecendo o meio ambiente.
 
Durante a Semana do Meio Ambiente, que iniciou na sexta-feira, 5, a Urbana com o apoio da Semurb, vai promover uma campanha entre os dias 8 e 12 para coletar eletrodomésticos e eletrônicos fora de uso.

O Mossoroense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário