quinta-feira, 9 de julho de 2015

Para 88% dos brasileiros, crise já afeta a vida pessoal

 Para 88% dos brasileiros a crise econômica já chegou à sua vida pessoal, levando a um corte de gastos, mudança de hábitos de consumo e à busca por alternativas para aumentar a renda / Foto: Fotos PúblicasPara 88% dos brasileiros a crise econômica já chegou à sua vida pessoal, levando a um corte de gastos, mudança de hábitos de consumo e à busca por alternativas para aumentar a renda. As conclusões sobre o Brasil fazem parte de um levantamento feito pelo instituto Data Popular, especializado em hábitos de consumo das classes C, D e E, em cinco países da América Latina. O objetivo do trabalho foi descobrir como os latino-americanos estão enfrentando as dificuldades econômicas.

Foram entrevistadas 2.644 pessoas em cinco países: Brasil, Argentina, México, Chile e Uruguai, representantes de todas as classes sociais. A margem de erro é de 1,99 ponto percentual. A pesquisa do Data Popular foi divulgada nesta quinta-feira (9), em Madri, durante o XIV Encontro de Jornalistas latino-americanos promovido pelo banco Santander.

De acordo com 58% dos entrevistados, a América Latina passa por um momento econômico ruim, sendo que os mexicanos (69% dos entrevistados) e argentinos (60%) são os mais pessimistas. Os brasileiros aparecem em terceiro, com 55% dos entrevistados considerando o momento ruim ou péssimo para a economia. Do total de pessoas da amostra, nos cinco países, 45% disseram que esta é a pior crise econômica que já atravessaram. Entre os brasileiros, 97% disseram que o país atravessa uma crise econômica e 52% desse total avaliaram o momento como a pior crise econômica já vivida no país.


Pelo menos 72% dos entrevistados afirmaram ter tomado alguma atitude para aumentar seus rendimentos. Entre os brasileiros, esse percentual é de 71%, atrás de México (75%) e Argentina (72%). No Brasil, 68% dos entrevistados disseram ter feito um trabalho extra para melhorar seus ganhos. Entre as classes econômicas mais baixas, que têm maior peso no estudo, a forma de aumentar a renda foi “fazendo um bico”.

"Claramente trata-se de um trabalho não legalizado, na economia informal. Constatamos que na Páscoa, por exemplo, muita gente fez ovos em casa para vender" diz Renato Meirelles, presidente do Data Popular.

O Globo

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