quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pesquisa da UFRN aborda ameaça de extinção do macaco-prego no Nordeste

trjurturA alimentação é a pressão seletiva básica de todas as formas de animais. Segundo a pesquisadora do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CB/UFRN) Poliana Gabriele Alves de Souza Lins, modelos em ecologia nutricional de primatas preveem as consequências do consumo de alimentos preferidos e não preferidos no comportamento, fisiologia e morfologia dos animais.

“Ao mesmo tempo, modelos sócio-ecológicos inferem no padrão de organização social a partir do tipo de competição alimentar enfrentada pelos animais. A definição de alimentos preferidos, e inferências sobre a intensidade de competição e suas consequências comportamentais são informações valiosas para manejo desses animais. No trabalho observamos o comportamento alimentar e posicionamento espacial de um grupo de mais de 100 macacos-prego galego (Sapajus flavius) que habitam um fragmento de Mata Atlântica, cercado por plantações de cana-de-açúcar” comenta a pesquisadora.

De acordo com os dados da pesquisa, embora as frutas sejam itens alimentares preferenciais, a taxa de competição direta não se correlacionou com a sua produtividade, mantendo-se a índices elevados durante todo o ano (2,45 eventos / hora). O índice de distância inter-individual correlacionou positivamente com a pluviometria indicando variação na competição indireta por alimentos.

“O número de vizinhos das fêmeas com filhotes foi menor quando a produtividade de frutos era baixa, indicando que elas estão sofrendo alta competição indireta. Nossos dados indicam que esse grupo faz uso de cana-de-açúcar como alimento reserva estável, o que evidencia a importância da matriz circundante ao fragmento para a sobrevivência desta espécie criticamente ameaçada de macaco-prego no Nordeste do Brasil” destaca Poliana Alves.

De acordo a pesquisadora, tanto a preferência alimentar quanto as consequências sócio-comportamentais da alta competição alimentar vivenciada pelos animais precisam ser acompanhadas ao longo dos anos para assegurar a sobrevivência destes animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário