quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Há dois meses sem energia, escola reduz aulas na Grande Natal

A Escola Estadual Hilton Gurgel de Castro está há dois meses sem energia na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal. O problema obrigou a direção da instituição a transferir as aulas do período da noite e reduzir o tempo das disciplinas lecionadas durante a manhã e tarde. A escola tem 900 alunos matriculados.

Tudo começou com um defeito nas instalações elétricas. A escola chegou a trocar o transformador, mas a fiação foi roubada e a situação continou sem solução. Sem energia para bombear a caixa d'água, o problema se agravou. "Sem água e energia uma escola não pode funcionar", lamenta o diretor Paulo Roberto Mariano.

A redução do tempo de aula para 30 minutos tem prejudicado alunos e professores. "Dá para fazer chamada, falar algumas coisas e pronto. Uma aula propriamente dita não temos condições. Aquela aula de qualidade que esperamos dar e que os alunos merecem receber", explica o professor Gilberto Lima.

Para os alunos, as perspectivas de aprendizado diminuem. "Quem pensa em um futuro melhor, pensa também com o pé no chão. Não é para sonhar tão alto porque a situação está complicada", desabafa a estudante Kaliana da Silva.

A Secretaria Estadual de Educação informou que abriu uma licitação emergencial para solucionar o problema. A promessa é que a obra esteja pronta em três meses, porém a expectativa da SEC é que as aulas sejam retomadas antes, conforme o andamento da instalação da nova fiação elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário