sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Bancos de Leite do RN precisam de doações


Os Bancos de Leite Humano do Rio Grande do Norte estão sofrendo com os baixos estoques. Segundo a coordenação estadual do aleitamento materno da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o problema é recorrente nos meses de férias e veraneio, quando as doações costumam diminuir. Em 2016, até novembro, 4.682 bebês precisaram de leite materno doado. No mesmo período, 2.653 mães foram doadoras.

No Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o hospital Santa Catarina, a necessidade diária é de um litro de leite materno por dia. Na unidade são realizados certa de 500 partos por mês, e em torno de 10% dos bebês nascidos necessitam de leite materno doado. Nenhuma fórmula industrializada é capaz de substituir o leite materno com os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês.

“Todos estão com estoques baixos, mas o hospital Santa Catarina é o mais necessitado”, explica a responsável técnica pelo aleitamento materno na Sesap, Raissa Arruda. Na unidade o banco de leite está trabalhando com estoque para apenas dois dias, o que pode comprometer a saúde dos bebês internados na UTI Neonatal e bebês prematuros do método Mãe Canguru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário